top of page
  • Carolina Torronteguy

5 dicas para lidar com a desatenção

A desatenção se torna um problema a partir do momento em que traz prejuízos para atividades comuns do dia a dia, como estudar e trabalhar. Além disso, a depender da sua intensidade, a falta de atenção também pode prejudicar as relações pessoais, sobretudo relacionamentos amorosos. 

No entanto, é importante ressaltar que essa circunstância pode ocorrer em qualquer fase da vida, e o que a caracteriza como uma desordem de saúde é a frequência, duração e persistência dos episódios. 

Causas da desatenção

A desatenção consiste na incapacidade de concentração, de tal forma que dificulta, ou até mesmo impossibilita, a realização de determinada tarefa por parte do indivíduo.  Essa condição pode ser causada por uma série de fatores, podendo ser tanto ambientais quanto patológicos.

Os fatores ambientais, como o próprio nome indica, são aqueles em que o ambiente tem influência. A seguir, veja alguns deles.

Ansiedade 

A ansiedade pode gerar a falta de atenção, devido aos pensamentos acelerados. Estes, por sua vez, levam ao estresse, que culmina na perda de foco total do que é preciso ser feito. Para evitar que isso ocorra, a prática de exercícios e a meditação são boas alternativas. 

Fadiga

A fadiga, independente da sua motivação, também faz com que o indivíduo fique desatento. Portanto, é preciso estar descansado, fisicamente e psicologicamente, antes de realizar qualquer atividade. 

Por outro lado, os fatores patológicos estão relacionados à doenças. Conheça algumas delas, abaixo: TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma doença crônica de causas genéticas, que normalmente é notada na infância e acompanha a pessoa até a idade adulta. O transtorno é caracterizado por falta de atenção, impulsividade e hiperatividade. O tratamento para aliviar os sintomas pode ser feito através de terapia ou medicamentos.

Distúrbios de sono

Grande parte dos portadores  de TDAH são acometidos por algum distúrbio de sono, como insônia, síndrome das pernas inquietas ou apneia do sono. Essas doenças ocasionam à falta de atenção, visto que o sono é fundamental para que o organismo funcione corretamente. Dessa forma, é importante manter uma rotina de sono saudável. 

Como lidar com a desatenção?

Confira 5 dicas que contribuem para melhorar a questão da falta de atenção:

Parcelar a execução das tarefas  Uma estratégia capaz de surtir efeitos positivos nesse quesito é dividir as tarefas em pequenas etapas. Assim, é possível se manter concentrado durante períodos reduzidos e, parceladamente, a tarefa é realizada. 

Evitar distrações 

Para manter o foco, é preciso evitar qualquer distração — seja ela um objeto ou até mesmo um pensamento que destoe do que precisa ser feito. Portanto, se afaste dos estímulos. 

Estabeleça uma rotina 

A repetição é um excelente método de melhoria de desempenho e, em relação à falta de atenção, a estruturação de uma rotina é fundamental para a concentração e a organização. 

Utilizar técnicas de concentração 

Músicas, rimas, listas e outros tipos de técnicas de concentração podem e devem ser amplamente utilizados, visto que — com o tempo — o indivíduo encontrará aquele que funciona melhor para ele.

Procure ajuda médica

É sempre importante consultar um médico para obter o diagnóstico correto e, se for o caso, iniciar o tratamento da patologia. Portanto, não hesite em procurar um especialista para avaliar o seu quadro.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Porto Alegre!

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page