Provavelmente você já ouviu falar em alucinações, certo? Mas você sabe realmente o que isso significa? A alucinação consiste na percepção de coisas que não existem de forma objetiva. Em outras palavras, é a impressão subjetiva de que algo é real, ainda que não seja. É o caso, por exemplo, de quem enxerga vultos, sente cheiros ou ouve vozes, que não estão presentes no ambiente. Só para se ter ideia, de acordo com estudos recentes, aproximadamente 5% da população mundial escuta vozes. Quer entender mais a fundo a alucinação? Confira as informações do texto e saiba quais são as principais causas e sintomas dessa condição.
Quais são os sintomas de alucinação?
Os sintomas de alucinação dependem diretamente do tipo de sensação envolvida. A alucinação pode se manifestar de diferentes maneiras, pois tudo que os cinco sentidos captam pode ser alucinado, ou seja, os sinais terão relação com o tato, olfato, audição, paladar e visão. As alucinações mais comuns são as auditivas, que ocorrem quando a pessoa escuta vozes ou sons sem nenhum estímulo externo. Ela pode, por exemplo, escutar “barulhos vindos do além”, “conselhos divinos”, “provocações de demônios” etc. Alucinações visuais também ocorrem com frequência e são marcadas pela percepção de raios, sombras e vultos. Nesse caso, o indivíduo pode se sentir ameaçado ou acreditar que está sendo perseguido. Em algumas situações, a pessoa enxerga cenas e personagens completos, como bruxas, pessoas, veículos. Quem alucina acredita tanto no que vê que pode passar bastante tempo olhando fixamente para aquilo que não existe. As alucinações táteis, olfativas e gustativas são mais raras, embora possam ocorrer. As táteis correspondem a coceiras, picadas e sensações de toque, como abraço e aperto. A alucinação olfativa, chamada também de fantosmia, é o mesmo que sentir cheiros e odores que não se encontram presentes no ambiente. Já a alucinação gustativa corresponde a sentir o gosto de algo que não se está provando. Quando acontece, normalmente está associada à percepção de sabores desagradáveis.
Quais são as causas da alucinação?
As alucinações podem ser causadas por distúrbios psiquiátricos, como, por exemplo, a esquizofrenia. Este é um transtorno mental que prejudica a capacidade que o indivíduo tem de sentir, pensar e agir com clareza. Podem ocorrer também as alucinações resultantes de doenças orgânicas e distúrbios metabólicos. Entre as causas possíveis dos quadros de alucinação podemos citar:
depressão psicótica;
epilepsia;
AIDS;
tumores cerebrais;
demência;
lesões e traumas na cabeça;
Alzheimer;
Parkinson;
hidrocefalia;
esclerose múltipla;
AVC;
doença de Pick;
delírio;
febre alta;
deficiência de tiamina;
deficiência de B12;
deficiência de niacina;
intoxicação por metais;
sífilis;
malária;
meningite;
encefalite;
alterações sensoriais, como surdez ou cegueira;
efeito colateral de medicamentos;
uso ou abstinência de drogas, como álcool, crack, cocaína, maconha, LSD, heroína, anfetamina, cloridato de cetamina, opiáceos, entre outras.
Quer saber um pouco mais sobre as alucinações? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Porto Alegre!
Comments