A mania de perseguição é um distúrbio psicológico no qual a pessoa tem a sensação de que está sendo perseguida a todo momento.
Com isso, o indivíduo pensa que as pessoas ao seu redor estão observando e rindo de seus comportamentos e atitudes, quando, na verdade, estão agindo normalmente.
Esse transtorno mental pode se tornar um caso mais grave quando a pessoa começa a desenvolver outros problemas psicológicos, como: depressão, esquizofrenia e síndrome do pânico.
Como identificar a mania de perseguição
Pessoas que sofrem de mania de perseguição geralmente são introspectivas e evitam ao máximo interagir e conviver com outras pessoas, preferindo ficar isoladas, pois possuem medo que os outros façam comentários sobre sua aparência ou personalidade.
Algumas outras características de quem sofrem com esse transtorno, são:
Insegurança e baixa autoestima;
Costuma se comparar aos outros frequentemente;
Sentimento de culpa por tudo que acontece ao seu redor, mesmo não tendo relação com os fatos;
Dificuldade de se relacionar com as pessoas, devido ao excesso de desconfiança;
Sensação de estar sendo observada a todo momento.
Angústia e mau-estar recorrentes;
Tremores e suor excessivo;
Tratamento
Como a mania de perseguição está envolvida com diversas condições, o mais recomendado é procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, para que esse profissional faça a avaliação das características apresentadas pelo paciente.
A partir disso, será possível identificar as causas que estão afetando as emoções dele, para dar início ao tratamento adequado.
No entanto, na maioria das vezes, o tratamento consiste em reconhecer, aceitar suas características e ir em busca do autoconhecimento, além da realização de outras atividades que tragam bem-estar para o paciente, como: praticar esportes, dormir bem e cultivar novas relações sociais.
Dicas para lidar com a mania de perseguição
É fato que não há uma cura específica para a mania de perseguição. Porém, existem medidas que contribuem para prevenir ou controlar esse transtorno.
Não tente agradar todo mundo
É necessário ter em mente que você nunca irá conseguir agradar a todos. Portanto, evite esse desgaste emocional e foque em outras coisas. Caso contrário, terá uma experiência frustrante.
Procure fazer algo prazeroso
Distrair um pouco a cabeça é sempre bom. Busque realizar atividades que façam bem para você, pois isso irá evitar o estresse e os pensamentos negativos que a mania de perseguição podem causar.
Não exagere na auto-cobrança
A cobrança pessoal muitas vezes é necessária, pois contribui para nos superarmos e melhorarmos em determinados aspectos. Entretanto, quando há um certo exagero, essa cobrança pode ser prejudicial a saúde.
Dessa forma, respeite suas limitações. Assim, você manterá sua saúde mental estável e evitará pressões desnecessárias.
Evite criar muitas expectativas em relação às pessoas
Não deposite tantas expectativas nos outros. Quando se espera muito de uma determinada pessoa e não se recebe, a decepção é grande.
Com isso, pode acabar sendo criado um trauma em relação às demais pessoas que fazem ou farão parte da sua vida.
Não acumule muitos sentimentos
O acúmulo de sentimentos pode ser um fator primordial para o surgimento da mania de perseguição, principalmente para pessoas que sofrem de ansiedade, visto que, em um momento que o indivíduo não souber lidar com esses sentimentos, pode acabar estourando.
Por esse motivo, exponha tudo o que está sentindo, seja falando, escrevendo ou se expressando através de sua própria arte.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Porto Alegre!
Comments