top of page
  • Carolina Torronteguy

Características do transtorno de personalidade histriônica

O transtorno de personalidade histriônica se determina por uma emocionalidade intensa e a busca excessiva por atenção, através de comportamentos inapropriados para a ocasião.

Pessoas que sofrem desse distúrbio necessitam que toda atenção esteja voltada para elas, causando assim uma sensação de prestígio.


Esse distúrbio normalmente se inicia na fase adulta — afetando principalmente as mulheres — e pode ser notado diante de algumas circunstâncias.


Como identificar o transtorno de personalidade histriônica?


Normalmente, pessoas que sofrem do transtorno costumam agir de forma inadequada para conseguir atenção e aprovação. Os principais sinais, são:


Linguagem corporal


Indivíduos acometidos pela doença têm o hábito de falar por um longo período de tempo de maneira alta, que vem acompanhado de expressões e gestos extravagantes.


Emoções


Possuem expressões faciais exageradas e supérfluas, que vão se modificando rapidamente de acordo com a situação. 


Ademais, quando não estão bem, costumam chorar exageradamente e — em alguns instantes depois — começam a agir como se nada tivesse acontecido.


Dependência


Portadores do transtorno julgam que precisam de alguém para cuidar deles, fazendo com que se tornem o centro das atenções da pessoa, agindo de forma manipuladora para afetar o seu emocional.


Também costumam mudar de personalidade para alcançar a aceitação de determinado indivíduo.


Relacionamento amoroso


Em relações amorosas, costumam manipular o parceiro por meio de crises emocionais, para que se sinta amado.


E, como pessoas que sofrem desse transtorno se estressam facilmente, têm por característica mudar de companheiro com frequência.


Comportamento sedutor


Possuem uma alta preocupação com a estética, corpo e visual, agindo de forma provocante para que os outros sintam atração por ela. Assim, conseguindo que as atenções estejam voltadas para si.


Relações interpessoais


Pessoas que sofrem desse transtorno, normalmente acham que possuem uma grande intimidade com pessoas que não são tão próximas à elas,

Também costumam exigir uma maior consideração dessas pessoas e, por isso, muitas vezes acabam se decepcionando.


Causas do transtorno de personalidade histriônica


A causa específica do transtorno de personalidade histriônica ainda é desconhecida. Porém, acredita-se que fatores herdados geneticamente possuem uma influência no desenvolvimento do quadro.


Fatores ambientais também podem fazer parte das causas, que envolvem a forma que a pessoa aprendeu a lidar com suas emoções e sentimentos ainda na infância — o que pode causar alguns traumas quando se chega na fase adulta, podendo se tornar uma pessoa carente, que necessita da atenção dos outros.


Tratamento


Como não existem métodos preventivos para evitar o transtorno de personalidade histriônica, o melhor a se fazer é buscar tratamento. 


Porém, pessoas que sofrem desse distúrbio, na maioria das vezes, não creem que precisam de ajuda, o que torna o quadro ainda mais complicado.


A psicoterapia é o mais recomendado para tratar desse transtorno, pois tem o objetivo de desvendar os estímulos e a insegurança que levam o paciente a determinados comportamentos, além de ajudá-lo a se relacionar de forma mais adequada com os demais.

Em casos em que o transtorno de personalidade histriônica está vinculado à alguma doença psicológica, como ansiedade ou depressão, se faz necessário um tratamento à base de medicamentos.


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Porto Alegre!

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page