top of page
  • Carolina Torronteguy

Quais são as fases do transtorno afetivo bipolar?

O transtorno afetivo bipolar em épocas passadas também foi chamado de depressão maníaca. O fato, é que esse distúrbio mental tem como principal característica as alterações incomuns nos níveis de concentração, atividade, energia e humor, bem como afeta a realização de tarefas do dia a dia.


Há três tipos ou fases de transtorno bipolar. Cada um deles envolvem alterações muito claras. Essas mudanças oscilam de períodos comportamentais de alta excitação, irritabilidade, exaltação ou de energia (denominados de eventos maníacos) a períodos onde a indiferença, tristeza e falta de esperança são os comportamentos mais evidentes (episódios depressivos).


A seguir, vamos entender melhor cada uma dessas três fases. Acompanhe e saiba mais sobre esse assunto!


Fases do transtorno afetivo bipolar

  • Transtorno afetivo bipolar I: normalmente, os episódios maníacos tem uma duração de cerca de sete dias. O indivíduo necessita de cuidados hospitalares imediatamente. Episódios depressivos também ocorrem, com uma duração de, no mínimo, duas semanas. Também existe a possibilidade de haver uma manifestação mista, ou seja, onde os sintomas maníacos e depressivos se misturam.

  • Transtorno afetivo bipolar II:  tem como base a presença de um padrão de episódios depressivos e de hipomaníacos, entretanto, não do mesmo jeito que ocorrem com os episódios maníacos completos, característico do transtorno bipolar I.

  • Transtorno afetivo bipolar ciclotímico: a definição se dá por meio da verificação de sintomas hipomaníacos, assim como de sinais depressivos que tendem a ter uma duração mínima de 2 anos — em crianças e adolescentes, esse período, geralmente, é de um ano.

Entretanto, os sintomas não se encaixam nos requisitos para o diagnóstico de um episódio depressivo e episódio hipomaníaco.


Observação: os chamados episódios hipomaníacos são caracterizados por períodos maníacos de menor gravidade.


É interessante observar que o indivíduo pode ter sintomas de transtorno afetivo bipolar que não se encaixam em nenhuma das três fases citadas acima. Quando esse é o caso, a denominação dada é de que “outros transtornos bipolares e relacionados e especificados e não especificados”.


O transtorno afetivo bipolar costuma ser diagnosticado, na maioria dos casos, no fim da adolescência ou ainda, no início da idade adulta. Ocasionalmente, os sintomas característicos da condição também podem surgir nas crianças.


Mulheres enquanto estão grávidas ou após o parto, também podem desenvolver a condição.


Outro fator importante de ser considerado sobre esse distúrbio, é que mesmo considerando que seus sintomas possam variar com o tempo, geralmente, a condição requer que o paciente tenha suporte e cuidados ao longo da vida.


Por isso, seguir o plano de tratamento definido pelo médico especialista é de extrema importância para que as pessoas afetadas consigam gerenciar seus sintomas e garantir uma melhor qualidade de vida.


Sinais e sintomas que podem ajudar na identificação do problema


Pessoas com transtorno afetivo bipolar experimentam fases de emoções muito intensas. Isso faz com que ela mude padrões de comportamento ou passe a ter hábitos pouco comuns. Mudanças nos padrões de sono também surgem na maior parte dos casos.


Pessoas com transtorno afetivo bipolar tendem a procurar ajuda quando estão em suas fases deprimidas do que quando se encontram com hipomania ou mania. Por fim, manter um histórico médico detalhado é essencial para que essa condição não seja confundida com outras, a exemplo da depressão.


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Porto Alegre!

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page